buscape

http://links.lomadee.com/ls/QTRFMDt~SHpSdlBUMzsyNzc2MzM2ODswOzEzNTszMzY4Nzg1Mzs7QlI7MTs7MA--.html?kw=Refrigeradores+iMac+Apple+iphone+5s+Apple+-+MacBook

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

onça pintada



onça pintada (Panthera onca) é um felino da família Feliade. Esse animal é carnívoro, sendo que também é chamado de jaguar (nome que tem origem na Mitologia Guarani). A onça pintada chega aos 2,10 metros de comprimento, pesa em média 150kg e sua altura chega a 90 cm. Em cativeiro, comem aproximadamente 2,5 kg de carne por dia, porém em liberdade, como gastam mais energia, comem bem mais.
Na Mitologia Maia, é considerada um animal sagrado. Os índios usam sua gordura para passar no corpo das crianças, pois acreditam que isso lhes dá força. Também acreditam que ao comerem a gordura da onça, utilizando para isso a ponta de uma flecha, ficam mais corajosos.
A onça pintada vive às margens dos rios e também nos ambientes campestres desde o sul dos EUA até a Argentina. A onça têm como território individual de caça, aproximadamente 80 quilometros quadrados.

Durante a época do acasalamento, a onça pintada, que é um animal muito solitário, procura um par. A gestação dura cerca de 100 dias e pode ocorrer o nascimento de até 4 filhotes. Os bebês nascem cegos e enxergam somente após duas semanas de vida. Com três meses de vida o filhote começa a sair da toca, para ser ensinado pela mãe a viver sozinho. Após esse período, começa a sua vida solitária. Os machos atingem a maturidade sexual aos três anos e meio e a fêmea aos 2 anos de idade.
A onça pintada é uma excelente nadadora, e tem um grande poder de caça. Suas patas lhe proporcionam uma força extraordinária, o que ajuda muito ao caçar os animais como antas, capivaras, tamanduás, queixadas, cavalos, gado de fazendas, aves, veados, macacos, catetos, pacas, peixes e até jacarés. Também matam jibóias e sucuris quando não encontram outra opção. As onças têm, portanto, uma alimentação muito variada.


A onça pintada tem a mandíbula mais poderosa entre os felinos e a segunda mais poderosa entre os carnívoros. Para matar as capivaras, macacos e outros animais menores ela ataca diretamente no crânio da vítima.
O desmatamento, o envenenamento dos rios e a caça tem dizimado a população de onças pintadas em diversos lugares.
Sua expectativa de vida vária entre 10 e 20 anos, esta oscilação de idade se deve ao fato da onça viver em liberdade ou em cativeiro.



Nome popular: Onça-pintada
Família: Felidae
Classificação da especie: Mammalia
Ordem da especie: Carnívora
Nome científico da especie: Panthera onça
Hábitos: Noturnos
Comportamento: Territorialista e solitário
Habitat: Savanas e florestas
Época reprodutiva da especie: Durante o ano todo
Gestação: cerca de aproximadamente 93 a 105 dias
Número de filhotes: 1 a 4 filhotes
Longevidade: vive um período equivalente à 20 anos


onça-pintada é um animal de extrema beleza, com características bem marcantes, como por exemplo a sua pelagem que possui uma coloração que varia entre os tons de amarelo acastanhado e amarelo bem claro e algumas pigmentações esbranquiçadas, com pintas negrasque normalmente, podem variar de tamanho.
onça-pintada é um animal bastante solitário, que possui características distintas, dentre as mesmas destacam-se: o movimento silencioso que facilita notoriamente a caça, as manchas na pelagem proporcionam uma excelente camuflagem dentre algumas outras características.

Onça Pintada deitada
Por ser um animal tão singular, a onça-pintada é umas das especies com maior índice de contrabando. Além do contrabando, alguns outros fatores contribuirão significativamente para a extinção  dessa espécie, fatores como caça ilegal, poluição/envenenamento dos rios, destruição do seu habitat (desmatamento e queimadas) dentre outros. Dessa maneira, todas essas ações em conjunto contribuirão para a extinção da espécie da onça-pintada.
habitat preferencial da onça-pintada são principalmente as zonas florestais, mas a espécie também vive em savanas e planícies pantanosas. No Brasil a onça pintada é encontrada em diversos ecossistemas, dentre eles destacam-se o Cerrado, Mata Atlântica e Floresta Amazônica. Esses ecossistemas se dividem em diversos estados, onde a espécie antes da extinção era facilmente encontrada, esses estados são:
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Goiás;
  • Tocantins;
  • Espírito Santo;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • São Paulo;
  • Rio Grande do Sul (Cerca de aproximadamente 4 a 6 exemplares no Parque Estadual do Turvo);
  • Santa Catarina;
  • Minas Gerais;
  • Rio de Janeiro;

Nenhum comentário:

Postar um comentário