A história
Durante a colonização, os povos índiginas fugiram. os colonos entraram na floresta amazonica para escapar
até o seculo passado , a maioria dos povos indíginas nunca tinha estado em contacto com a sociedade ocidental.
Cultura indígena
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.
Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por lingüistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.
Ritos e mitos
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Estes ritos se ligam a gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras situações.
Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo), a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.
Arte
A arte se mistura a vida cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite. A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena.
Alguns índios realizam trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos. Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.
A geração de hoje não sabe muito sobre os indígenas de antigamente, podendo-se dizer que os mesmos só conhecem as culturas atuais e as maneiras que vivem atualmente devido a reportagens de televisão, quando na verdade se recusam a saber qual foi a verdadeira realidade indígena e quais foram as culturas, manias e missões que foram passadas de gerações para gerações.
Quando a civilização começou a se expandir no território brasileiro os índios foram obrigados a se esconder em lugares precários e matas perigosas para que seu povo não fosse afetado com a exterminação daquela raça, e assim foi que começaram suas vidas isoladas e longe da sociedade vivendo em florestas completamente escondidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário