buscape

http://links.lomadee.com/ls/QTRFMDt~SHpSdlBUMzsyNzc2MzM2ODswOzEzNTszMzY4Nzg1Mzs7QlI7MTs7MA--.html?kw=Refrigeradores+iMac+Apple+iphone+5s+Apple+-+MacBook

sábado, 29 de dezembro de 2012

ANIMAIS DA AMAZÔNIA



                       A Amazônia



Animais da Amazônia
A Amazônia é o maior ecossistema de todo o planeta, e assim sendo que o lugar domundo que mais possui vida animal, vegetal e tantas outras mais que você só encontra dentro da própria floresta.
Os animais da amazônia são tantos que até hoje não se sabe quantas espécies vivem dentro da gigantesca floresta, e por isso não podemos passar aqui uma lista completa, mas vamos te dar uma com os animais da Amazônia mais conhecidos e vistos pelo homem.
Infelizmente, o homem está destruindo o maior bem natural do mundo inteiro, pois desmatam áreas gigantescas na floresta amazônica para apenas lucrar encima disso, retirando árvores que levaram anos e até séculos para nascerem ali.

O homem as retida dali apenas para vender e ganharem dinheiro, não pensam nos animais que dependem daquela árvore ou daquelas árvores para viver.

O Desequilíbrio do Ecossistema


O que acontece com isso, é a migração dos animais da mata para a cidade, cobras e pássaros são os animais que mais rapidamente invadem a cidade, e as pessoas muitas vezes, por tentarem se proteger acabam matando esses animais, sem contar com o desequilíbrio provocado na natureza com a extinção desses animais e também com a extinção de algumas espécies de árvores e folhas.

Os animais sofrem bastante para se adaptarem em outros meios de sobrevivência, pois eles dependem da floresta não apenas para morarem, mas sim também para comer e se reproduzir.


Para encontrarem um outro local que satisfaça as necessidades desses animais, será um pouco complicado. Por isso que eles saem invadindo as cidades, pois eles ficam desnorteados com a devastação do lugar em que viviam.
Além dos animais que morrem por não terem um local adequado para sobreviverem, também existem aqueles que são caçados na própria floresta e pode ser considerado um animal em extinção.





Extinção:

Veja Alguns Animais



São animais das mais diferentes espécies conforme mostradas abaixo, sejam para serem vendidos ilegalmente e serem animais de estimação, ou para a retirada do couro do animal, que é o caso dos animais de maior porte e também das cobras.
foto animal amazonia
Onça pintada
Capivara
Boto
Suçuarana
Cotia
Sucuri
Macacos
Tucano
Jacaré Açu
Anta
Arara
Bicho preguiça
Tamanduá

BIODIVERSIDADE  DA AMAZÔNIA

Em nenhum lugar do mundo existem mais espécies de animais e de plantas do que na Amazônia, tanto em termos de espécies habitando a região como um todo (diversidade gama), como coexistindo em um mesmo ponto (diversidade alfa). Entretanto, apesar da Amazônia ser a região de maior biodiversidade do planeta, apenas uma fração dessa biodiversidade é conhecida. Portanto, além da necessidade de mais inventários biológicos, um considerável esforço de amostragem também é necessário para se identificar os padrões e os processos ecológicos e biogeográficos. 

A riqueza da flora compreende aproximadamente 30.000 espécies, cerca de 10% das plantas de todo o planeta. São cerca de 5.000 espécies de árvores (maiores que 15cm de diâmetro), enquanto na América do Norte existem cerca de 650 espécies de árvores. A diversidade de árvores varia entre 40 e 300 espécies diferentes por hectare, enquanto na América do Norte varia entre 4 a 25.
Os artrópodos (insetos, aranhas, escorpiões, lacraias e centopéias, etc.) constituem a maior parte das espécies de animais existentes no planeta. Na Amazônia, estes animais diversificaram-se de forma explosiva, sendo a copa de árvores das florestas tropicais o centro da sua maior diversificação. Apesar de dominar a Floresta Amazônica em termos de número de espécies, número de indivíduos e biomassa animal, e da sua importância para o bom funcionamento dos ecossistemas, estima-se que mais de 70% das espécies amazônicas ainda não possuem nomes científicos e, considerando o ritmo atual de trabalhos de levantamento e taxonomia, tal situação permanecerá por muito tempo. Atualmente são conhecidas 7.500 espécies de borboletas no mundo, sendo 1.800 na Amazônia. Para as formigas, que contribuem com quase um terço da biomassa animal das copas de árvores na Floresta Amazônica, a estimativa é de mais de 3.000 espécies. Com relação às abelhas, há no mundo mais de 30.000 espécies descritas sendo de 2.500 a 3.000 na Amazônia.
O número de espécies de peixes na América do Sul ainda é desconhecido, sendo sua maior diversidade centralizada na Amazônia. Estima-se que o número de espécies de peixes para toda a bacia seja maior que 1300, quantidade superior a que é encontrada nas demais bacias do mundo. O estado atual de conhecimento da ictiofauna da América do Sul se equipara ao dos Estados Unidos e Canadá de um século atrás e pelo menos 40% das espécies ainda não foram descritas, o que elevaria o número de espécies de peixes para além de 1.800. Apenas no rio Negro já foram registradas 450 espécies. Em toda a Europa, as espécies de água doce não passam de 200.

Um total de 163 registros de espécies de anfíbios foi encontrado para a Amazônia brasileira. Esta cifra eqüivale a aproximadamente 4% das 4.000 espécies que se pressupõe existir no mundo e 27% das 600 estimadas para o Brasil. A riqueza de espécies de anfíbios é altamente subestimada. A grande maioria dos estudos concentra-se em regiões ao longo das margens dos principais afluentes do rio Amazonas ou em localidades mais bem servidas pela malha rodoviária. Foram encontradas 29 localidades inventariadas para anfíbios na Amazônia brasileira. Deste total, apenas 13 apresentaram mais de 2 meses de duração. Isso significa que a Amazônia é um grande vazio em termos do conhecimento sobre os anfíbios e muito ainda há que ser feito.

O número total de espécies de répteis no mundo é estimado em 6.000, sendo próximo de 240 espécies o número de espécies identificadas para a Amazônia brasileira, muitas das quais restritas à Amazônia ou a parte dela. Mais da metade dessas espécies são de cobras, e o segundo maior grupo é o dos lagartos. Embora já se tenha uma visão geral das espécies que compõem a fauna de répteis da Amazônia, certamente ainda existem espécies não descritas pela ciência. Além disso, o nível de informação em termos da distribuição das espécies, informações sobre o ambiente onde vivem, aspectos de reprodução e outros ligados à biologia do animal, assim como sobre a relação filogenética (de parentesco) entre as espécies é ainda baixo. 

As aves constituem um dos grupos mais bem estudados entre os vertebrados, com número de espécies estimado em 9.700 no mundo. Na Amazônia, há mais de 1000 espécies, das quais 283 possuem distribuição restrita ou são muito raras. A Amazônia é a terra dos grandes Cracidae (mutuns), Tinamidae (inhambus), Psittacidae (araras, papagaios, periquitos), Ramphastidae (tucanos e araçaris) e muitos Passeriformes como por exemplo, os Formicariidae, Pipridae e Cotingidae.

O número total de mamíferos existentes no mundo é estimado em 4.650. Na Amazônia, são registradas atualmente 311 espécies. Os quirópteros e os roedores são os grupos com maior número de espécies. Mesmo sendo o grupo de mamíferos mais bem conhecido da Amazônia, nos últimos anos várias espécies de primatas tem sido descobertas, inclusive o sagüi-anão-da-coroa-preta, e o sauim-de-cara-branca, Callithrix saterei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário