buscape

http://links.lomadee.com/ls/QTRFMDt~SHpSdlBUMzsyNzc2MzM2ODswOzEzNTszMzY4Nzg1Mzs7QlI7MTs7MA--.html?kw=Refrigeradores+iMac+Apple+iphone+5s+Apple+-+MacBook

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

fauna da amazônas




Fauna e litoral brasileiro


A costa brasileira, com mais de 8 mil quilômetros banhados pelo oceano Atlântico, oferece uma rica rede de ecossistemas, indo de regiões tropicais à subtropicais. Ao longo de sua extensão, possui características bem diversas, abrigando igualmente uma rica variedade de fauna marinha.

Pode-se dividir o litoral brasileiro em diversas regiões. A começar pelo litoral amazônico, que vai da foz do rio Oiapoque (Amapá) ao delta do Parnaíba (Piauí), e que possui grande extensão de manguezais, matas de várzeas de marés (ali ocorrem marés de grande variação, podendo chegar a 8 metros de diferença), dunas e extensas praias.

O litoral nordestino tem início então na foz do rio Parnaíba (Piaui) e termina no recôncavo baiano (Bahia). Sua característica é de extensos recifes calcíferos e areníticos acompanhando a costa a pequena distância (poucas centenas de metros), além de dunas, alguns manguezais e restingas. Nessa região ocorrem tartarugas, e é o habitat do peixe-boi, espécie em risco de extinção.

Em seguida temos o litoral sudeste, que vai do recôncavo baiano (Bahia) até o litoral paulista (São Paulo). Caracteríza-se não apenas por ter a maior população humana do país, como também por uma costa bastante recortada, tendo ao norte amplas áreas de recifes de coral (sul da Bahia) e depois, pela proximidade da Serra do Mar, uma paisagem dominada pelo encontro de montanhas e mar, com muitas ilhas, baías e enseadas.

Finalmente temos o litoral sul, que começa na costa do Paraná e vai até o arroio Chui, no Rio Grande do Sul. Possui muitos banhados e manguezais, sendo muito rica a população de aves marinhas.

Com isso, é extremamente variada, dependendo da região, a fauna marinha brasileira. É interessante notar que os chamados peixes "nobres", ou seja, mais procurados pela pesca profissional pelo seu valor nutritivo e econômico, ocorre em maior abundância na região nordeste, enquanto no sul predominam espécies de menor valor comercial. Contudo, em termos de vida marinha em geral, é grande a riqueza dos diversos ecossistemas em todas as regiões do país.

O fato da civilização brasileira ter se desenvolvido a partir do litoral, desde a época colonial, bem como o fato da indústria do turismo ter grande apelo nas praias, é responsável pela maior parte da ocupação demográfica brasileira ter se espalhado justamente ao longo do litoral. Além disso, riquezas significativas de recursos naturais, como o petróleo, apresentam-se principalmente na área marítima. Assim, os espaços litorâneos, além de um processo desordenado de ocupação que vem colocando em risco os ecossistemas presentes na costa brasileira, tem sofrido crescentes problemas de poluição, despejo de dejetos e outros problemas que podem comprometer a sobrevivência de muitas espécies que outrora foram abundantes em nosso litoral.

Segundo fontes do IBGE, a densidade demográfica média da zona costeira brasileira fica em torno de 87 hab/km2, sendo cinco vezes superior à média nacional que é de 17 hab/km2. Assim, metade da população brasileira vive numa faixa de até duzentos quilômetros do mar, o que equivale a mais de 70 milhões de habitantes, cuja forma de vida impacta diretamente os ecossistemas litorâneos. Não há dúvida que essa ocupação humana é a maior fonte de contaminação do meio marinho no território brasileiro. Além do mais, as grandes cidades litorâneas abrigam um grande número de complexos industriais dos setores de maior impacto sobre o meio ambiente (química, petroquímica, celulose).

Lutar pela preservação de nosso rico ambiente marítimo, e também pela participação do ser humano de modo sustentável no nosso litoral, preservando uma saudável tradição marítima e de atividades pesqueiras sustentáveis, são as principais finalidades da VIVAMAR. Um grande desafio, que deve ser enfrentado com projetos racionais e de base científica, e que estaremos promovendo e patrocinando através de ações positivas em relação ao ecossistema marinho brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário